Dormir bem é apontado como um dos principais pilares da saúde do nosso corpo, capaz de reduzir o estresse e o risco de problemas como diabetes, hipertensão e até infarto. E um novo estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, concluiu que um sono de boa qualidade é o principal fator capaz de garantir a boa saúde mental e bem-estar em jovens adultos.
Na pesquisa realizada pela Universidade de Otago com 1.110 pessoas com idade entre 18 e 25 anos, aqueles que afirmaram ter um sono de boa qualidade apresentaram menos que a metade de sentimentos negativos/depressivos em uma semana do que quem declarou ter um sono de baixa qualidade, além de relatem ter mais sentimentos positivos no mesmo período.
Como saber se seu sono é de qualidade? Acordar revigorado e sem cansaço, é um bom indicador de que suas noites de sono são reparadoras. Além disso, é importante ressaltar que a qualidade do sono não está necessariamente associada à quantidade de horas dormidas, o que segundo os cientistas ficou claro no trabalho científico, pois um sono de 4 horas pode ser tão revigorante quanto um de 8 horas, dependendo da pessoa.
E pra você, como anda a qualidade do sono?