Sentir sono durante o dia depois de uma noite mal dormida é bastante comum. Porém, quando a sonolência passa a ser excessiva, mesmo quando a qualidade e a quantidade de sono durante a noite estão adequadas pode ter consequências no seu corpo e na sua rotina.
Nessa publicação você vai entender um pouco mais sobre a sonolência excessiva!
😴 Sonolência excessiva
A sonolência excessiva durante o dia, também chamada de hipersonolência, ocorre quando o indivíduo tem uma vontade incontrolável de dormir ou cochilar durante situações e atividades do cotidiano.
😴 Consequências da sonolência excessiva
Irritabilidade
Dificuldade de aprendizado
Diminuição da motivação e do desempenho nos estudos e no trabalho
Problemas nas relações familiares e sociais
Alterações neuropsicológicas e cognitivas
Estas pessoas também estão mais suscetíveis a se envolverem em acidentes de trânsito e de trabalho.
😴 Causas da sonolência excessiva
Depressão
Problemas de sono relacionados a essa doença podem se manifestar tanto com falta de sono (insônia) quanto com excesso de sono.
Diabetes
A diabetes descompensada causa cansaço frequente porque nela a glicose do sangue não chega a todas as células e por isso falta energia no corpo para realizar as tarefas do dia a dia.
Anemia
A falta de ferro no sangue pode causar cansaço, sonolência e desânimo.
Fibromialgia
Na fibromialgia há uma dor no corpo todo, principalmente nos músculos, e se associa com cansaço frequente e persiste, dificuldade de concentração, alterações de humor, dificuldade para realização das tarefas do dia a dia, podendo interferir no desempenho profissional, além de também poder afetar o sono, de modo que a pessoa já acorda cansada, como se não tive descansado nada durante a noite.
Doenças cardíacas
A arritmia e a insuficiência cardíaca podem causar cansaço e tonturas frequentes.
Infecções
As infecções como gripes e resfriados podem causar muito cansaço porque, nesse caso, o corpo tenta usar todas as energias para combater os microrganismos envolvidos.
Narcolepsia
A narcolepsia é uma doença cuja característica principal é a sonolência excessiva. Mesmo que tenha dormido bem à noite, o narcoléptico tem ataques incontroláveis de sono durante o dia, que podem ser confundidas com desatenção, depressão e até mesmo com crise convulsiva.
Alterações da tireoide
Como os hormônios tireoidianos são responsáveis por manter o metabolismo no seu ritmo normal, quando estão afetados pode haver cansaço como resposta a alteração.
Síndrome da apneia obstrutiva do sono
A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) ocasiona eventos recorrentes de obstrução das vias aéreas durante o sono, o que leva a vários despertares à noite, muitas vezes não percebidos, comprometendo a qualidade do sono e podendo levar a hipersonolência diurna.
Medicações
Diversos medicamentos causam sonolência. Os mais conhecidos na prática clínica são os benzodiazepínicos (por exemplo, diazepam, clonazepam, alprazolam) que são de controle especial devido aos seus efeitos colaterais.
Outros são os opióides, como morfina, codeína, metadona, que são analgésicos potentes, muitas vezes utilizados em pacientes com câncer e em doenças osteoarticulares (artrose).
Outras medicações implicadas são antiepilépticos (fenobarbital, fenitoína, gabapentina), antipsicóticos (quetiapina, haloperidol/haldol,clorpromazina), antieméticos e antialérgicos.
As chamadas drogas Z (zolpidem, zopiclone), usadas para induzir o sono em pessoas com insônia, podem gerar sonolência residual durante o dia.
😴 Sinais de alerta
Adormecer ao dirigir ou durante outras situações potencialmente perigosas
Adormecer frequentemente sem aviso
Parar a respiração durante o sono ou acordar com dificuldade para respirar ou asfixia (relatado por um(a) companheiro(a)
Mover-se violentamente ou machucar a si próprio ou aos outros durante o sono
Sonambulismo
Um problema cardíaco ou pulmonar que muda constantemente (é instável)
Ataques de fraqueza muscular (ataques de cataplexia )
Um recente acidente vascular cerebral
🗣️ Agora queremos saber de você
Você sente muito sono durante o dia?