Quantas vezes o seu despertador tocou e ao acordar você sente que aquela noite de sono não serviu para nada, você acordou cansado mais uma vez.
Será que você dormiu horas a menos? Pode ser!
Mas se você dormiu entre 6h a 9h e mesmo assim acordou cansado, a resposta que você procura pode estar nos seus hábitos.
Ritmo Circadiano
Em alguns ítens da nossa lista você lerá a palavra "Ritmo Circadiano", entenda do que se trata: Ritmo Circadiano é o período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia.
O ritmo circadiano é influenciado pela luz, temperatura, movimento das marés, ventos, dia e noite.
Ele regula a atividade física, química, fisio e psicológica do organismo, influenciando a digestão, o estado de vigília, o sono, a regulação das células e a temperatura corporal. Em resumo: O ritmo circadiano regula todo o funcionamento do corpo humano e de outros seres vivos!
Agora vamos para o que interessa: 😵 7 motivos que te fazem acordar cansado.
🍎 1: Alimentação inadequada
Uma alimentação balanceada e com a quantidade certa de nutrientes pode contribuir com a qualidade do seu sono e evitar que você fique com fadiga ao acordar.
Carboidratos simples, como pão e massa feitos com farinha branca, refrigerantes e doces, até geram um pico de energia no corpo. Porém, depois há um efeito rebote e esse nível reduz bruscamente, trazendo a sensação de cansaço. Importante: Evite ingerir álcool e estimulantes, como a cafeína, perto da hora de dormir. Essas substâncias causam dificuldade para iniciar o sono ou o fragmentam
🥛 2:Beber pouca água Beber água durante o dia é importante, a baixa quantidade de líquido faz com que o metabolismo diminua e o corpo trabalhe de forma lenta provocando a sensação de fadiga.
A quantidade ideal de água varia muito de pessoa para pessoa, pois depende da alimentação, da prática de exercícios e de diversos fatores. Importante: Evite beber muita água antes de dormir, isso pode dificultar a manutenção do sono devido a maior frequência de vontade de fazer xixi.
☀️ 3: Pegar pouco sol
A exposição ao sol estimula a produção de vitamina D no organismo, essa substância contribui bastante para reduzir a sensação de fadiga.
Importante: Evite a luz artificial durante a noite como a de aparelhos eletrônicos, esse tipo de iluminação desregula o ritmo circadiano.
⏰4: Não ter hora para dormir A falta de rotina para dormir confunde o ritmo circadiano prejudicando a qualidade do sono e trazendo vários prejuízos à saúde. Tente sempre dormir e acordar sempre por volta do mesmo horário, inclusive no sábado e no domingo, para manter seu "relógio interno do sono" regulado.
😡 5: Muito estresse
Ter uma rotina estressante aumenta a produção de cortisol e adrenalina. Esses hormônios preparam seu corpo para uma situação de alerta, em que precisa "fugir ou lutar".
Em excesso, essas substâncias prejudicam o sono e atrapalham a recuperação do nível de energia do organismo.
O ideal é desenvolver hábitos que ajudem você a relaxar, como exercícios físicos, leituras e assistir filmes.
⚽️ 6: Não fazer exercícios físicos
A atividade física regula e estimula a produção de vários hormônios no organismo, como a testosterona, que fazem com que você tenha mais disposição, durma bem, se sinta animado e alivie o estresse.
Importante: O exercício físico libera adrenalina deixando você mais alerta. Se você tem dificuldade para dormir evite treinar no período da noite 🛌Colchão e travesseiros inadequados
Sentir dores pelo corpo, pescoço e nas costas pode ser um sinal de que algo está errado na hora de dormir e faz com que você acorde cansado também. Avalie o seu travesseiro e colchão e se sua vida útil estiver vencida pode gerar problemas tanto no sono, como em partes do corpo.
Importante: O tempo de vida útil de um colchão, normalmente é 5 anos e de um travesseiro é 2 anos.
Se ao acordar o seu colchão estiver formando uma depressão na superfície é o momento de comprar um novo.
🗣️ Agora queremos saber de você
Você acorda cansado?