Você já percebeu que para cuidar e melhorar a sua saúde basta algumas mudanças de hábitos? E com o sono não é diferente, afinal noites mal dormidas pode refletir na saúde física, cognitiva e emocional.
Experimente mudar alguns hábitos simples para melhorar a sua qualidade do sono, desacelere aos poucos e durma noites mais tranquilas. 😴 Durma e acorde sempre na mesma hora
Estabeleça uma rotina de sono e tente sempre se deitar e acordar na mesma hora. A intenção é fazer o seu corpo se acostumar com uma rotina, facilitando a chegada do estágio de sono mais profundo, que é quando você mais relaxa.
😴 Consuma alimentos leves 3 horas antes de dormir
Na hora do jantar ou da ceia que deve ser feita até 3h antes de dormir o ideal é apostar em alimentos leves, que não têm a digestão demorada. Isso evita a sensação de “peso” no estômago, que pode ser prejudicial à qualidade do seu sono.
😴 Evite bebidas energéticas, nicotina e álcool antes de dormir
A cafeína, alguns tipos de chás, refrigerantes derivados da cola e a nicotina podem deixá-lo agitado, o que dificulta na hora de dormir.
O álcool pode ajudar a relaxar, mas impede um descanso mais profundo.
😴 Treine até 2h antes de dormir
Termine o treino de corrida (ou de musculação) no máximo 2 horas antes de ir para cama. Desta forma, a prática esportiva não atrapalha o sono.
😴 Evite o uso de aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de dormir
Usar aparelhos eletrônicos com a luz do quarto apagada faz com que os danos ao sono sejam ainda maiores, já que a pupila fica dilatada e os olhos ainda mais expostos à incidência da claridade proveniente das telas.
Os conteúdos visualizados estimulam o psicológico e fazem com que interesses diversos surjam e o sono fique de lado. Fazendo com que você sinta dificuldade de se “desligar” e conseguir dormir.
Além disso, a luz de celulares e tablets inibe a produção de hormônios que facilitam o momento de pegar no sono.
Dormir com a televisão ligada faz com que os sons emitidos pelo aparelho causem insônia crônica a longo prazo. Isso ocorre porque os ruídos provocam uma excitação no cérebro que pode alterar o ritmo cerebral. No fim das contas, você demora mais a dormir e não relaxa direito, o que gera uma sensação de cansaço constante no dia seguinte
😴 Use um colchão e travesseiros adequados para o seu corpo
Enquanto o travesseiro precisa garantir a sustentação ideal para o seu pescoço em uma altura compatível com a coluna, o colchão deve ser firme e com a densidade apropriada para o seu peso.
Troque seu colchão a cada 5 anos e seu travesseiro a cada 2 anos.
😴 Estabeleça um ritual para os momentos antes de dormir
Ouça música, leia um livro, medite ou se alongue!
😴 Crie um ambiente que induza ao sono
Faça do seu quarto um ambiente relaxante e adequado ao sono: mantenha-o escuro, em silencio, com temperatura agradável e roupas de cama confortáveis. Para isso, faça uso de cortinas escuras, tampões de ouvido e mantenha uma boa ventilação.
É importante também que o quarto seja um ambiente destinado apenas ao descanso, sendo assim, deixe fora dele TV, computador e materiais relacionados ao trabalho.
😴 Ajuste a temperatura do quarto
A temperatura do quarto pode ter um impacto significativo no sono. Estudos mostram que ambientes mais frios e com melhor circulação de ar ajudam a dormir melhor.
😴 Não fique monitorando o relógio
O hábito de checar as horas a todo momento pode influenciar negativamente na sua tentativa de adormecer, aumentando o estresse, mantenha os relógios longe de você e de sua cama.
🗣️ Agora queremos saber de você
O que ajuda você a dormir melhor?