
O estresse é um problema de saúde muito comum, principalmente nessa época de pandemia onde nossos nervos estão a flor da pele.
No nosso dia a dia estamos expostos a diversas situações que são responsáveis por desencadear o estresse como por exemplo, situações inevitáveis que ocorrem em nossa vida, pequenos acontecimentos do dia a dia ou circunstâncias que nos causam grande pressão por um longo período de tempo.
Hoje vamos entender um pouco mais sobre o assunto e algumas dicas de como lidar com o estresse.
😵 O que é estresse?
Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.
É importante esclarecer que estresse não é necessariamente uma coisa ruim. Se nosso corpo não tivesse nenhum tipo de habilidade para resistir ao estresse, provavelmente não teríamos evoluído e sobrevivido enquanto espécie. Nossos ancestrais, por exemplo, usavam os primeiros sinais do estresse como sinal de alerta para o perigo de um ataque de animais.
😵 Fases do estresse
Fase de alerta
Surge assim que o indivíduo entra em contato com o agente estressor. Nesse momento o indivíduo pode apresentar boca seca, dor no estômago, tensão muscular, aumento dos batimentos cardíacos, agitação, entre outros sintomas.
Fase de resistência
Aparece após a fase de alerta, e o corpo tenta voltar ao seu estado de equilíbrio. Nesse momento, o organismo pode conseguir eliminar o problema ou se adaptar ao fator estressor.
Como sintomas dessa fase, podemos destacar um mal-estar generalizado, desgaste físico, alterações de apetite, emoção aflorada, irritabilidade e diminuição da libido.
Fase de exaustão
Ocorre como consequência de um fracasso na fase de resistência, havendo o comprometimento físico do indivíduo.
Ele pode apresentar insônia, hipertensão arterial, alteração nos batimentos cardíacos, tonturas frequentes, dificuldades sexuais, diarreias frequentes, alterações de humor, apatia, dificuldade para trabalhar, queda na produtividade, entre outros sintomas.
😵 Causas do estresse
Acontecimentos vitais
Eventos que ocorrem normalmente durante a vida de uma pessoa, como a morte de uma pessoa querida ou o nascimento de um filho.
Esses acontecimentos podem ser classificados como dependentes, quando o indivíduo tem papel fundamental para que esse acontecimento ocorra, ou independentes, quando o acontecimento ocorre mesmo sem participação do indivíduo, ou seja, é inevitável.
Acontecimentos diários menores
Relacionam-se com pequenos eventos que ocorrem no nosso dia a dia, tais como ficar um grande período em uma fila, enfrentar horas no trânsito ou uma reforma que gera um grande barulho. Apesar de parecerem acontecimentos muito pequenos para desencadear alterações graves no organismo, a constância desses acontecimentos pode ser extremamente prejudicial.
Situações de tensão crônica
Circunstâncias que persistem por um longo tempo e afetam de maneira muito negativa a vida de uma pessoa.
Os relacionamentos abusivos, por exemplo, enquadram-se nesse grupo de estressores.
Origem orgânica
Possuem origem química ou estão relacionados com conflitos pessoais, sendo considerados, por essa razão, uma ameaça contínua.
😵 Sintomas cognitivos do estresse
Problemas de memória, esquecimentos das atividades que precisavam ser feitas
Dificuldade de manter-se concentrado
Problemas de memória
Agitação, inquietação e pensamentos acelerados (parece que tá com bicho carpinteiro como diriam os mais velhos)
Preocupação excessiva e constante
Pessimismo, visão distorcida da realidade: A pessoa só vê o lado negativo das coisas
😵 Sintomas físicos do estresse
Dor de cabeça constante
Enxaqueca
Dores musculares
Tensão nos ombros
Alterações no sistema gastrointestinal
Diarreia
Constipação
Mal estar no abdômen
Azia
Queimação no estômago
Náuseas e/ou tonturas
Dores no peito
Batimento cardíaco acelerado (arritmia)
Queda na imunidade (ficar resfriado constantemente)
Estar sempre cansado
Perda de libido
😵 Sintomas emocionais do estresse
Alterações no humor (mau humor mais frequente)
Irritabilidade, explodindo por qualquer motivo e com qualquer pessoa
Dificuldade para relaxar