Você sabe o que é FOMO?
FOMO é a sigla para "fear of missing out" em inglês, que traduzindo, podemos entender como o "medo de ser excluído". É caracterizada pela necessidade constante de saber o que as outras pessoas estão fazendo e é acompanhada por uma sensação de ansiedade, que pode afetar seriamente a vida diária e eficiência do trabalho. Portanto, as pessoas com FOMO eventualmente precisam se atualizar constantemente nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube, mesmo à noite, no trabalho, no jantar ou dirigindo, o que às vezes pode causar riscos à segurança.
Todos esses comportamentos são decorrentes da dor causada pela insegurança da vida offline, que pode causar ansiedade, estresse, mau humor, desconforto e até depressão.
Quais os sintomas da FOMO?
Alguns dos sintomas característicos de pessoas com FOMO são:
Dedicação excessiva às redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Instagram ou Twitter, para atualizar constantemente os feeds de notícias;
Aceitar todas as sugestões de encontros e atividades, para não perder nada ou se sentir excluído;
Uso demasiado do smartphone, mesmo durante as refeições, no trabalho ou dirigindo;
Não viver o momento e se preocupar constantemente em postar fotos nas redes sociais;
Frequentemente de mau humor, facilmente irritado e gosta de ficar sozinho.
O FOMO é mais comum na faixa etária de 16 a 36 anos, faixa que mais usa as redes sociais e parece ser mais comum em situações de isolamento social, como o que aconteceu durante a pandemia de COVID-19, ou quando a pessoa tem uma doença que não lhe permite sair de casa. Nestes casos, por não haver um contato social direto, a pessoa tem medo de perder o que um colega está fazendo, o que gera uma ansiedade constante para verificar a rede social.
O que fazer para evitar a FOMO?
Algumas estratégias que você pode adotar para evitar a FOMO são:
Viva o momento em vez de publicá-los nas redes sociais;
Dê prioridade àqueles ao seu redor;
Reduza o uso de smartphones, tablets, computadores ou quaisquer outros dispositivos
Use outras atividades para ocupar seu tempo livre, como ler, assistir filmes, jogar jogos de tabuleiro ou passear com animais de estimação.
Você conhecia a FOMO? Quais atitudes você tem tomado para não ficar tão online? Conta pra gente 😉