Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Se você costuma usar o celular logo que desperta você pode estar prejudicando a sua saúde física e mental sem perceber!
Utilizar o celular ao acordar pode ser uma das piores ações pela manhã, pois além do impacto físico, de uma luz forte que prejudica a visão, as notícias sem filtro nas redes sociais, condicionam o pensamento, antes mesmo de uma boa xícara de café.
A seguir listamos alguns motivos que fazem este hábito ser tão prejudicial a saúde!
😴 Antecipação dos acontecimentos
Acordar e verificar as notícias no seu celular, é uma antecipação dos acontecimentos positivos e negativos. Como as páginas de internet ou redes sociais não possuem um filtro de publicações, você não terá a chance de filtrar o que deseja ver primeiro.
Os conteúdos nem sempre favorecem sentimentos otimistas. Se você está acostumado a checar e-mails antes mesmo de ir para o trabalho, perceba que está iniciando a jornada fora do seu expediente.
O cérebro não desliga e as consequências podem surgir em médio e longo prazo, quando a visão começar a dar sinais de cansaço e o comportamento mudar com oscilações no humor e no estado de espírito.
😴 Automatismo é um grande problema
As pessoas nem percebem que estão “viciadas” no hábito de verificar o celular a cada minuto.
Entenda que as mensagens podem esperar e que deixar de ter acesso a uma notícia não vai fazer de você alguém menos atualizado.
Com isso, as pessoas já levantam pensando em situações críticas, soluções mirabolantes, sem se dar o tempo para digerir e refletir com cautela.
Outro fator negativo é que, ao utilizar o celular ao acordar, há um risco grande de perda do foco no que é prioridade para o dia. O planejamento do dia anterior pode ser deixado de lado com as novas informações.
😴 Cuidado com a luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
A exposição em excesso a luz azul emitida pelos smartphones pode ser prejudicial até mesmo para o sono no fim do dia, é por esse motivo que mexer no celular antes de dormir ou durante a madrugada pode ser dificultar uma boa noite de sono.
😴 Verifique seus e-mails somente no horário de trabalho
Verificar mensagens corporativas pode afetar negativamente a saúde mental.
Isso acontece porque o cérebro associa esses conteúdos a um dia mais cheio de tarefas, causando uma sensação de cansaço antecipado. Além disso, há o envolvimento com o trabalho fora do horário de expediente.
😴 Cegueira temporária
Muitas vezes ao checar o celular ao acordar por causa da preguiça ou até mesmo do sono costumamos olhar para a tela com um olho só e isso pode ser muito prejudicial a saúde.
Um estudo publicado pelo periódico “New England Journal of Medicine” indicou que pode haver cegueira temporária após a utilização de smartphone em ambiente escuro.
Quando as pessoas estão dormindo, os olhos estão adaptados ao escuro e quando a gente pega o celular ao acordar, um olho fica um adaptado à luz e o outro ao escuro. O cérebro entende que o olho aberto é “cego” e demora para alcançar o outro quando os dois se abrem e, por isso, acontece a cegueira temporária.
Nada mais é que uma demora para o cérebro adaptar os dois olhos à luz.
😴 Pesquisa mostra que maioria dos adolescentes brasileiros checa celular logo ao acordar
A Motorola realizou uma pesquisa online que foi respondida por 7 mil adolescentes dentro da faixa etária de 10 até 19 anos.
Cerca de 4900 deles olham o celular antes mesmo de levantar, uma das primeiras coisas que eles têm contato depois do dia começar.
O fato não é restrito apenas ao Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, o número consegue ser ainda maior, com 8 em cada 10 crianças checam seus smartphones numa faixa de 5 minutos após o despertar.
🗣️ Agora queremos saber de você
Você olha o celular ao acordar?