Com certeza você deve ouvir com frequência " Pare de comer alimentos processados”. E esse conselho é dado com razão, afinal esse tipo de alimento pode fazer muito mal a saúde.
Um dos malefícios desse tipo de alimento está relacionado a um crescente aumento de casos de câncer nos próximos anos e é por esse e outros malefícios que esse texto irá explicar um pouco mais sobre os alimentos ultraprocesados.
🍔 O que são alimentos ultraprocessados?
Alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por maior processamento industrial. No geral, possuem alta adição de açúcares, gorduras, substâncias sintetizadas em laboratório e, principalmente, conservantes.
Além de possuir pouca composição nutricional e favorecer o consumo excessivo de calorias, esse tipo de alimento tem efeitos negativos sobre a saúde, se consumidos a longo prazo.
Entre esses efeitos, podemos destacar a obesidade, devido ao consumo excessivo de gordura; problemas nos ossos, como a osteoporose, devido ao uso de corantes, que mudam a cor e o sabor dos processados; e problemas na flora intestinal, principalmente pela presença de organismos modificados em laboratório.
Esses e outros problemas contribuem para o desequilíbrio do seu organismo, propiciando o aparecimento de diversas doenças.
🍔 Nem todo alimento produzido pela indústria é ultraprocessado
Itens industrializados podem ser:
Minimamente processados (como o arroz e o feijão)
Ingredientes culinários processados (óleos, azeites e a manteiga)
Processados (pães e queijos)
🍔 Como saber se um alimento é ultraprocessado?
Olhando o rótulo dos alimentos!
Segundo o Guia Alimentar brasileiro, um número elevado de ingredientes (frequentemente cinco ou mais) e, sobretudo, a presença de ingredientes com nomes pouco familiares e não usados em preparações culinárias (gordura vegetal hidrogenada, óleos interesterificados, xarope de frutose, isolados proteicos, agentes de massa, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos) indicam que o produto pertence à categoria de alimentos ultra processados.
🍔 O consumo de ultra processados na prática
Consumir alimentos ultra processados aumenta o risco da ingestão de quantidades excessivas de açúcar e gorduras não saudáveis, além de teores insuficientes de proteína, fibra, vitaminas e minerais.
Implicam ainda no consumo de uma de uma grande porção de aditivos e outras substâncias que, embora de uso legal, têm efeito incerto sobre nossa saúde – na melhor das hipóteses.
🍔 Problemas de saúde relacionados ao consumo de ultraprocessados
Aumenta o risco de:
Obesidade
Diabetes
Hipertensão
Doenças cardiovasculares
Depressão
Doenças crônicas
Câncer
Dores Crônica
Prejudica os sintomas de muitas enfermidades
🍔 Outros impactos não relacionados a saúde
Desestímulo à agricultura familiar e à biodiversidade, a ameaça aos recursos naturais, o aumento da produção de resíduos sólidos e a extinção de culturas alimentares genuínas.
🍔 Exemplos de alimentos ultraprocessados
Bebidas açucaradas, como sucos de caixa e refrigerantes
Salgadinhos
Carnes processadas, como salsicha, bacon e hambúrgueres
Chocolate
Macarrão, tempero e sopas instantâneas
Barras de cereal ou cereal matinal
Comidas congeladas
Shakes para substituir refeições
Bolos
Batata frita pronta
Nuggets de aves e peixes
Bolachas
Iogurtes e bebidas lácteas
🗣️ Agora queremos saber de você
Você consome alimentos ultraprocessados?