Dormir bem é fundamental e uma das consequências de uma boa noite de sono são os sonhos, muitas vezes irreais e que dificilmente nos lembramos.
Os sonhos são uma parte integrante e fundamental de nossas vidas. Eles carregam mensagens ocultas sobre o nosso inconsciente, revelando desejos e estados de espíritos atuais.
Passamos um terço de nossas vidas dormindo mas sonhamos por poucos minutos. Se calcularmos uma média, ao longo de nossa vida sonhamos seis anos inteiros.
😴O que é o sonho?
Os sonhos são representações de nossa realidade externa e como isso nos afeta internamente.
É consequência da ativação cortical que ocorre na fase REM (rapid eye movement, ou movimento rápido de olhos) do sono.
Esse estágio chega após três outras fases:
N1 (transição da vigília para um sono mais profundo, mas ainda leve)
N2 (desconexão do cérebro com os estímulos do mundo real)
N3 (sono profundo, com descanso da atividade cerebral).
Durante o REM, é muito difícil acordar quem está dormindo. O corpo fica mole, mas a atividade cerebral é intensa. Tão intensa que se assemelha à atividade de quando se está acordado.
😴 Porque sonhamos?
Durante o sono o cérebro é quase totalmente ativado, necessitando que o fluxo de sangue seja o dobro do necessário durante este período.
Apenas uma parte do cérebro para de funcionar enquanto dormimos: o centro lógico.
😴 Sonhos irreais
A partir do desligamento do Centro Lógico os sonhos passam a ser irreais.
Para não exteriorizar nossos sonhos, o cérebro envia sinais para a medula espinhal paralisando assim nossos membros temporariamente. O único que movemos durante o sono, que ocorre durante a fase conhecida como REM, são os nossos olhos que se movem de acordo com a nossa atividade no sonho.
😴 Os sonhos acontecem somente na na fase REM?
Não!
Você sonha todas as noites, em todas as fases, mas não é capaz de se lembrar.
Os sonhos do sono REM são mais ricos, fantasiosos e longos. Nos outros estágios são mais simples e mais difíceis de ser lembrados
😴 Mas porque eu não lembro dos meus sonhos?
Na fase REM o nível de noradrenalina é muito baixo.
Durante o sono temos muita noradrenalina e, quando acordamos, praticamente não temos nenhuma fazendo com que aquela memória que era forte no sonho seja facilmente esquecida ao despertar.
Apenas lembramos dos sonhos se despertamos, no máximo, 10 minutos depois de ele acabar.
Noradrenalina: Neurotransmissor fundamental para ativar a atenção e a formação de memórias.
😴 Porque eu me lembro somente dos pesadelos?
Como foi dito acima, só lembramos dos sonhos se nos despertamos 10 minutos depois de ele acabar.
Sonhos incômodos ou assustadores costumam nos despertar rapidamente, mesmo que em pouco tempo voltemos a dormir.
😴 Sonhar pode resolver problemas diários
Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia.
Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.
Por isso são comuns alguns pesadelos que evocam medos como a falta de autoconfiança que muitas vezes se reflete em um sonho no qual a pessoa está nua em um lugar público e não pode se esconder ou se cobrir.
😴 Dormir é bom para a memória
Um papel importante que nosso cérebro desempenha durante o sono é descartar e selecionar as memórias.
É por isso que ao ter uma boa noite de sono após ter estudado lembraremos melhor a matéria ao invés de ter passado a noite inteira estudando.
😴 Teorias sobre os sonhos
Diversos estudos e observações produziram uma série de teorias sobre a função dos sonhos:
Simulação de ameaça
Essa teoria sustenta que as pessoas praticam nos sonhos como lidar com ameaças. Neles, o indivíduo pode lutar contra leões, escapar de uma gangue ou responder com firmeza quando é humilhado, são simulacros.
Consolidação da memória
Essa teoria afirma que à noite o cérebro está trabalhando na compilação de lembranças. Assim, o estranhamento que às vezes se manifesta nos sonhos pode ser resultado da tentativa do cérebro de vincular duas coisas que normalmente existem de forma independente, mas precisam se relacionar.
Redução do medo
Essa teoria diz que aprendemos ou acumulamos muitos medos quando estamos acordados, e ao dormir, reduzimos as preocupações ao sonhar com nossos temores, mas possivelmente em um contexto diferente. Isso ajudaria a eliminar ou reduzir o medo.
😴 5 técnicas para lembrar dos sonhos
1. Anote
Especialistas recomendam que você sempre escreva seus sonhos, pois isso tornará mais ativa sua relação com eles. Também é uma maneira de reconhecer os aspectos comuns e os raros.
2. Desenhe
Ficou sem palavras? Desenhar formatos geométricos, animais, objetos e qualquer outro item que apareceu no sonho também é um jeito eficiente. O importante é ter referências reconhecíveis para você.
3. Respire
O ideal é colocar os sonhos no papel logo após acordar, quando há menos chances de esquecê-los. Para isso, evite sair da cama com rapidez e deixe para olhar aparelhos eletrônicos em outro momento.
4. Nomeie
Além de escrever ou desenhar, é recomendável dar títulos aos sonhos para ajudar a captar o que é essencial em cada um. Com essa organização, você terá um belo caderninho dos sonhos.
5. Mentalize
Se ainda estiver com dificuldades de lembrar os sonhos, uma ideia é pensar repetidamente “eu vou sonhar” ao deitar, o que pode ajudar a indicar para a mente o seu desejo de recordar.
🗣️ Agora queremos saber de você
Como foi seu último sonho?
o meu ultimo sonho eu sonhei com o amor da minha vida😍
acho que alguns sonhos sao algo que vc queria fazer ou medos obscuros ja outros podem ter a finalidade de colocar em imagens alguns pensamentos que vc pode ter anoite
Acabei de acordar de um sonho, e lembro de todos os detalhes. Eu gostaria de saber, Porque as vezes consigo mesmo depois de um tempo acordado voltar ao sonho?
Muito obrigado
Depois de ler toda a informação, percebi que eu sou muito insegura, tenho medo, insegurança. Tenho muitos sonhos e todos eles me levam pra algum lugar desde a sensação de algo errado até o estado de alegria que sinto...
Sou tão medrosa que até nos meus sonhos eu me sinto incapaz de correr quando eu preciso fugir de algo ameaçador. Eu tento resolver uma situação que aconteceu a mais de 10 anos e todos os sonhos são frequentes. Mais a parte de esquecer dificilmente eu esqueço e pior é que me culpo parece que o sonho invade a minha realidade.
Eu volto depois.
Um abraço!
Eu sou muito reservado, sempre preferi estar na minha própria companhia a estar cercado de pessoas, acho que pelo fato de eu organizar melhor meus pensamentos quando estou sozinho. E por conta dessa característica, atualmente eu tenho me visto em um estado de consciência no qual eu me questiono sobre o tempo, questões universais ou sentimentais simplesmente não me vêem mais a cabeça porque tudo que eu tenho é uma dúvida constante a cerca do universo, da minha existência. Quase sempre eu tenho um sonho onde eu me vejo totalmente desligado do mundo, das tecnologias, só eu e a natureza. Será que isso é consequência dos meus pensamentos?
Sou uma pessoa muito carente e sempre sonho com romance e paixões porém algumas vezes sonho com pessoas próximas mas nunca desejei elas, não sei por que sonho em romance assim, será que é meu desejo interior ou sei lá algo inconsciente?