Como você passou a noite? Desligou aparelhos eletrônicos e fez todos os rituais que já ensinamos por aqui?
Independente da sua resposta, que eu espero que tenha sido positiva, hoje vamos falar de mais um problema que pode fazer com que você não tenha uma noite saudável, a apneia do sono.
😴 O que é a Apneia do sono
A apneia do sono também conhecida como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença crônica, evolutiva caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme. A respiração cessa porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões.
Ela é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Não se trata de um simples ronco.
O barulho do ronco é acompanhado também de engasgos e muitas vezes o indivíduo não percebe enquanto dorme. Essas pequenas pausas na entrada de ar chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue.
Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos. Já a hipopneia é a redução de 30% a 50% do fluxo de ar.
😴 Problemas da apneia do sono
Fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca.
A redução de oxigênio superativa o sistema nervoso, que eleva o ritmo dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos.
Insuficiência cardíaca
Pessoas que roncam possuem muita troponina, substância que indica o início de uma insuficiência cardiáca. Esse esforço causa uma forte pressão no peito e dificulta as batidas do órgão.
Diabete tipo 2
Favorece o acúmulo de gordura abdominal e a resistência a insulina contribuindo para o surgimento do diabete tipo 2.
Doença renal crônica
A diminuição dos níveis de oxigênio está por trás do estresse oxidativo que aumenta a suscetibilidade de desordens nos rins.
Estresse, ansiedade e depressão
Os níveis de glutamato de quem sofre de apneia do sono ficam acima do normal, o que explica o estresse dos paciente e capaz de evoluir para ansiedade e depressão
Ossos fracos
A falta de oxigênio estremece o esqueleto
Prejudica os dentes
Dormir de boca aberta diminui a quantidade de saliva fazendo com que o PH da região fique ácida abrindo caminho para a deterioração dos dentes.
Ereção prejudicada
Além de prejuízos aos vasos do pênis que propiciam a ereção, a doença do sono derruba a libido e bagunça a fabricação de testosterona.
Pneumonia
Quando você volta a respirar, a respiração volta junto com estrondos e engasgos. Com isso a retomada de oxigênio facilita a aspiração de partículas maléficas que vão parar nos pulmões fazendo com a imunidade baixe.
😴 Sinais e sintomas
Ronco
Respiração ofegante
Sensação de sufocamento ao dormir
Sono agitado
Sonolência ao longo do dia
Dificuldade de concentração
Dor de cabeça matinal
Dor no peito
Alterações na personalidade
Impotência sexual
Irritabilidade
😴 Fatores de risco
Homens obesos de meia idade
Excesso de peso
Maxilar inferior encurtado, o que empurra a língua muito para trás, tapando a garganta
Músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal
Tabagismo
Álcool em excesso
Uso exagerado ou equivocado de sedativos
Aumento das amígdalas e adenoides
Dormir de barriga para cima
Tumores
😴 Como prevenir
Estilo de vida saudável
Alimentação equilibrada
Exercícios físicos
Não fumar
Não beber em excesso: Em excesso a bebida interfere no ciclo do sono e no relaxamento da musculatura da garganta e se transforma em gatilho para o distúrbio.
😴 Como diagnosticar
O relato de sono agitado e ruidoso é o ponto de partida para a detecção da apneia.
Exame de polissonografia feita em um laboratório do sono.
Monitoramento com um dispositivo portátil que fica preso ao pulso e em dois dedos da mão
😴 Números
A apneia obstrutiva do sono acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem receber o diagnóstico e continua sem tratamento.
😴 Importante
A apneia é um problema médico grave, com probabilidade de alterar a vida da pessoa e que pode contribuir para certos transtornos que podem colocar a vida em perigo. Pode ser identificada facilmente e tratada efetivamente.
Com o tratamento, a respiração adquire um ritmo regular, os roncos cessam, um sono tranquilo é estabelecido e a qualidade de vida melhora.
🗣️ Agora queremos saber de você
Você tem apneia do sono?