Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a sua saúde em dia, ajudando a detectar doenças crônicas não transmissíveis e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início.
⠀
Boa parte das doenças graves que afetam as pessoas poderiam ser detectadas em um check-up simples. São alterações em exames de rotina, na maioria das vezes, que nos alertam e mostram que algo mais sério pode estar acontecendo.
⠀
Confira os exames mais comuns que são soliticitados!
📃 Exames ginecológicos
Consulta Ginecológica
Consulta com ginecologista onde a saúde da mulher é avaliada como um todo e também são abordados temas considerados delicados como sexo, controle de natalidade, gravidez, problemas familiares, abusos físicos e emocionais e consumo de drogas.
Após a conversa inicial, o médico pode realizar o exame do toque nas mamas e em casos em de mulheres que já tiverem tido relações sexuais é feito também o Papanicolau.
Papanicolau
Exame ginecológico que faz a triagem de câncer de colo uterino, algumas infecções vaginais e uterinas e também encontra lesões ou alterações que indiquem a presença do HPV.
Colposcopia
Exame ginecológico que observa o colo do útero, vagina e vulva e analisa os tecidos desses órgãos e diagnostica lesões benignas (inflamações), pré-malignas que antecedem o câncer e lesões malignas.
Também pode ser identificado pelo exame doenças, como: inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).
📃 Exames de sangue
Hemograma com plaquetas
Exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia.
O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.
Glicose em jejum
Exame de sangue feito em jejum de 8 a 14h que mede o nível de açúcar do sangue.
Hemoblogina Glicada
Exame de sangue que mede os níveis de açúcar dos últimos quatro meses.
A hemoglobina glicada é um reflexo da quantidade de glicose no sangue nos últimos quatro meses.
A glicose é o principal açúcar presente no sangue, e seus valores devem ser controlados para evitar complicações como o diabetes.
Colesterol Total
Exame de sangue que mede nível de colesterol bom (HDL), do colesterol ruim (LDL) e do colesterol associado aos triglicerídeos (VLDL).
Colesterol HDL
Exame de sangue que mede o nível de colesterol HDL no sangue.
O colesterol HDL é conhecido como o colesterol bom, é composto por muita proteína, pouca gordura e serve para transportar o colesterol no sangue.
Valores altos de HDL indicam que tem pouco colesterol no sangue e isso diminui o risco de formar placas de gordura que podem entupir os vasos sanguíneos das pernas, do coração, do cérebro e de outras partes do corpo.
Colesterol LDL
Exame de sangue que mede o nível de colesterol LDL no sangue.
O colesterol LDL é conhecido como o colesterol ruim, é composto por pouca proteína, muita gordura e serve para transportar o colesterol no sangue.
Valores altos de LDL indicam que tem muito colesterol no sangue, aumentando risco de formar placas de gordura que podem entupir vasos sanguíneos das pernas, do coração, do cérebro e de outras partes do corpo.
Triglicerídeos
Exame de sangue que mede a quantidade de triglicerídeos no sangue.
Valores altos de triglicerídeos indicam excesso de gordura no corpo e podem aumentar o risco de entupimento de vasos sanguíneos.
TGO
Exame de sangue que investiga lesões que comprometem o funcionamento normal do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
Devem ser realizados em pessoas com febre, pele e olhos amarelados, enjoo e vômitos, urina muito escura e fezes mais claras.
Pessoas com hepatite B e C, ou que fazem consumo excessivo de álcool, devem realizar esse exame regularmente. Pessoas saudáveis podem fazer o exame como avaliação de saúde de rotina.
TGP
Exame de sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado devido à presença elevada da enzima alanina aminotransferase.
T4
Exame de sangue que avalia o funcionamento da tireoide por meio da dosagem do hormônio T4 total e T4 livre.
TSH
Exame de sangue que avalia o funcionamento da tireoide e os sintomas de doenças relacionadas, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Pode ser solicitado juntamente com os exames T4 livre e T3 livre para diagnóstico e monitoramento dos problemas de saúde na tireoide.
Creatinina
Exame de sangue que avalia se existe algum problema nos rins e para monitorar o tratamento de doenças renais.
📃 Exame de urina
EQU
Exame qualitativo de urina que avalia aspectos físicos (por exemplo cor e pH), químicos (por exemplo presença de proteínas e corpos cetônicos) e a presença de elementos que normalmente não fazem parte da excreção urinária, como bactérias, cristais, muco, hemoglobina, células epiteliais, etc.
Também avalia o funcionamento dos rins e sua capacidade de filtração e identifica infecções no trato urinário como cistites.
📃 Exames de imagem
US Transvaginal
Exame de imagem, não invasivo, que avalia o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher fazendo o diagnóstico de diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer, ou até confirmar uma possível gravidez.
Mamografia
Exame de imagem que visualiza a região interna das mamas, ou seja, o tecido mamário, com o objetivo de identificar alterações que sejam sugestivas de câncer de mama, detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.
Eco Mamária
Exame de imagem que identifica alterações mamárias variadas como nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido mamário, entre outras alterações.
Densitometria óssea
Exame de imagem que mede a densidade de minerais dos ossos e determina se existe perda de massa óssea e diagnosticar doenças como osteoporose, a osteopenia, o risco de fratura e as demais doenças que atacam os ossos.
🗣️ Agora queremos saber de você
Você já fez seus exames preventivos esse ano?